terça-feira, 2 de julho de 2013

Reciclagem como disciplina para a sociedade





No Brasil cerca de 230 mil toneladas de lixo são produzidos todos os dias, entre restos de comidas, embalagens e outros tipos de resíduos que são depositados nos lixões. Conforme a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 73% do lixo tem tal destino. Entretanto, 27% do lixo produzido no Brasil, além dos lixões, têm como destino terrenos baldios, matas ou beira de rios, ou seja, locais totalmente inadequados. Um dos maiores problemas ambientais e também uma ameaça social, o lixo é um problema vivenciados por todos.

Fazemos parte de um mundo consumista, em que estamos constantemente comprando. Enquanto dormimos as fábricas não param, é preciso produzir minuto a minuto para atender a demanda dos consumidores. E é exatamente no consumo ao extremo que encontramos um dos problemas mais graves da humanidade; muito consumo, muito desperdício e muito lixo.

A sociedade precisa repensar a sustentabilidade do planeta, hoje mais do que nunca o planeta pede socorro. Nunca se precisou tanto de um ensino sobre o meio ambiente. O problema é que a modernidade chega a quase todos os campos, mas o da sustentabilidade fica a desejar. Isso não por falta de aparelhos técnicos ou estudos sobre o assunto, mas principalmente pela educação de quem ainda está na base educacional e daqueles que pouco fazem pelo bem do planeta. É preciso ensinar desde cedo os valores da natureza e o compromisso que cada pessoa deve ter com o ambiente em que vive.

Muito se discute sobre o que fazer com o lixo produzido, e o pior de todos os destinos é o lixão onde causa a proliferação de insetos que prejudicam a saúde da população.  Mas existe outro destino, um mais saudável e inteligente, a reciclagem.

É importante promover a conscientização ambiental, ressaltando a necessidade da realização da política dos três R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Ao invés de destinar os lixos recicláveis a lixões, as pessoas podem reciclar, como é o caso das garrafas PET e outras embalagens do tipo.
Saiba qual recipiente deve receber cada tipo de lixo:

 VERMELHO: plástico

 AZUL: papel


 AMARELO: metal


 VERDE: vidro










CUIDE DO PLANETA, CUIDE DE VOCÊ!











Nenhum comentário:

Postar um comentário