Resenha Crítica “ A Breve História de Imperatriz” (Adalberto Franklin- 2005):
A obra “A breve História de Imperatriz”, escrita por Adalberto Franklin idealizada em tom de brincadeira em uma das reuniões da Academia Imperatrizense de Letras conta a história da povoação de Santa Teresado Tocantins, fundada por Frei Manoel Procópio em 1852 que mais tarde se tornaria a cidade de Imperatriz.
Esta obra por si só não aprofunda os assuntos nela tratados, mas destaca as regiões principais onde se instalaram as primeiras embarcações que exploraram a região sul do Maranhão que era povoado por índios e que por isso eram temidas.
Na busca por mergulhar mais profundo em direção ao conhecimento histórico da região de Imperatriz, Adalberto Franklin busca anotações, documentos oficiais, relatórios e livros de autores que poderiam contribuir com sua obra. O autor neste livro usa um tipo de descrição que generaliza a região sem usar detalhes que estendesse os assuntos abordados, embora a busca por aprofundamentos, e por isso a história é contada brevemente.
Algo que me chamou atençãoá forma como Adalberto procura descrever a chegada das expedições é que ele usa citações de documentos e cartas com detalhes como a aparência dos índios ao vê-los chegando. Porém, só pra fazer uma leitura mais crítica da obra é preciso fazer uma análise sobre o contexto; a linguagem usada é de certa forma simples, mas as informações são vastas e podem confundir principalmente quanto ás datas dos acontecimentos que não seguem uma linha crescente, nem decrescente, um tipo de roteiro que vai e volta em datas quase sempre distantes uma das outras. De 1859 para 1852, por exemplo, uma desordem nas datas.
Em alguns pontos, se você não estiver atento para a linha de raciocínio que o livro segue você pode se perder. A breve história de Imperatriz é sem dúvida muito interessante porque trata da região que hoje é considerada a segunda maior cidade do estado do Maranhão. E por ter sido pensada durante uma brincadeira a obra que também considerada (pelo autor) científica,relata como a cidade de Imperatriz foi construída e por isso é importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário